segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Aula - Filosofia da Índia - Prof: Ercília

Índia : país do Ganges, pátria do Sanscrito, que é a raiz das línguas do mundo, mãe das religões e filosofias.

A historia da Índia remonta há muitos séculos antes da nossa era. Os hindus afirmam que suas tradições abrangem um período de cem séculos-10 000 . Os instrutores filosóficos da Índia tinham formado grandes escolas de pensamento, cujos ensinamentos se conservam até nossos dias. Os Vedas e os Upanishads existem há milhares de anos, antes do começo dos tempos históricos, sendo transmitidos de mestre a discípulo, por todo esse tempo até a atualidade.

AS DOUTRINAS

Max Muller afirma que quase todas as formas de palavras podem ser reconhecidas como originadas de umas poucas ¨raizes ¨sâncritas. Há muitos séculos a raça ária desceu para as planícies da Índia , conquistando os aborígenes de cor escura (drávidas) que ocupavam a região.
Algumas lendas dizem que os ários eram do antigo continente perdido da Lemúria (Oceano Pacífico e parte do Oceano Índico, Austrália e outras ilhas do Pacífico.

Num período, que remonta a uns cinco mil anos antes da era cristã,em algumas regiões da Índia , onde a luta pela vida não era tão severa e onde o povo se tinha elevado a um grau comparativamente alto de cultura e saber, os hindus começaram a manifestar grande interesse pela filosofia. Apareceram grandes pensadores, chamados de antigos ¨sábios hindus", cuja memória se conserva, por tradição, na Índia. Estes viveram antes de serem escritos os Vedas e Upanishads (livros sagrados dos hindus).


SISTEMAS FILOSOFICOS

1-SÂNQUIA
Uma das mais antigas formas de concepções filosóficas da Índia . Atribuem a origem deste sistema de pensamento a Kapila, que viveu , aproximadamente em 700 A.C. Entretanto , é provável , que tenha codificado os fragmentos de sistemas mais antigos, formando uma escola filosófica, claramente definida.

O termo ¨sânquia¨significa: enumeração correta ou classificação perfeita. A proposição básica do sistema Sânquia é que existem no universo dois princípios ativos, cuja interação produz as atividades do mesmo, inclusive as da vida –a ação e reação recíproca destes dois princípios se manifestam em inumeráveis formas e combinações e em infinita variedade. Estes dois princípios se chamam:
1- Prakriti , a substância ou energia primordial, da qual evoluem todas as formas materiais e todas as energias.
2-Purusha, o principio espiritual que procura incorporar-se na Prakriti, dando assim origem a todas as formas de diferenciação, desde o átomo até o homem. Os sânquias não consideram o Purusha como formando a alma universal una (como fazem os adeptos da Ioga ), mas segundo a concepção deles é composto de um sem número de ¨atomos espirituais ¨, ou monadas ou espíritos individuais_e estas unidades , como um todo, compõem uma unidade de unidades, que se pode considerar como um principio.

Segundo Kapila, Purusha deve ser concebido como um grande espírito universal ou principio universal de espírito. É o espírito puro, inteligência transcendental, independente do Manas (matéria mental), não é sujeito a atributos ou qualidades, em sua condição natural não pode ser afetado por alegria, dor ou outras emoções ou sensações (que a alma experimenta por causa da incorporação na Prakriti, que avolui a mente, os órgãos dos sentidos , etc.) Purusha age sobre a Prakriti como um imã sobre pedaços de aço, magnetizando-os e dando –lhes força que antes não possuíam.

A involução do Purushano corpo da Prakriti poduz o que é chamado ¨alma ¨, isto é, um Purusha circundado de ambiente, instrumentos e organização mentais. E a alma se torna sujeita às leis do ¨Samsara ¨.

A concepção que Kapila tem de PRAKRITI, não é a da matéria grosseira, mas pode ser expressa pela palavra Natureza, isto é como uma substância sutil , etérea. É a energia cósmica primordial ou primitiva de que evolui o universo, e em que se resolve em infindos ciclos de mudança . A mente é composta de Chitta, que é a substância mental , originada pela ação do Purusha sobre a Prakriti , que se descreve como ativa, devido às energias que lhe são próprias

As gunas, ou qualidades inerentes à Prakriti são: SATVAS GUNA , conhecida como verdade ou harmonia, RAJAS GUNA, conhecida como paixão ou atividade e TAMAS GUNA, conhecida como indiferença ou inércia (aspecto mental ou material).

2-VEDANTA
Atualmente, a principal escola filosófica Hindu é sistema VEDANTA, que corresponde à parte final dos VEDAS (Escrituras Sagradas).

Os UPANISHADS correspondem a parte inicial dos Vedas, tratam da ritualística e cerimonial .
É atribuido a Badarayana a fundação do sistema Vedanta, contemporâneo do sistema Sânquia, precedendo o Budismo.

Em seus ensinamentos , a Vedanta, reconhece e aceita a parte mais velha dos Vedas, que se refere às cerimônias ortodoxas, ritual cultos , etc., ocupa-se com as questões referentes a BRAHMAN ou ABSOLUTO e às manifestações Dele no universo fenomenal.

A Vedanta ofereceu um amistoso refúgio a todos os matizes de pensamento, doutrina e opinião, dando a cada um o que seu desenvolvimento particular precisava. Sustenta que existe senão uma realidade, e que todo o resto é ilusório. A Vedanta floresceu desde sua concepção, mas o seu maior progresso foi realizado desde o princípio do século da era cristã (data do grande declínio do Budismo na Índia).

O BRAHMA –SUTRA –a mais antiga obra de VEDANTA, foi suplementado pelo comentário de Sri SANKARACHARYA, que considerado pelos Vedantistas como um dos maiores filósofos, considerado ¨segundo pai ¨do sistema.

A doutrina ocupa-se com a pesquisa sobre BRAHMAN e com a manifestação deste no universo fenomenal com sua alma individual. Os pais do Vedanta acharam a doutrina do TAT, o Absoluto, Brahman, firmemente estabelecida na mente hindu _o UNO era reconhecido como a fonte de tudo _ou o TODO mesmo, única realidade e todo o resto que aparecia como tal, havia de ser ilusório. Este ilusório universo era devido à AVIDYA ou ignorância, causada por MAYA ou aparência ilusória.

A Vedanta postula a existência do TAT ou Brahman, como a única realidade e a única existência. Esta realidade única ou o Brahman é considerada como¨um e universal ;infinito e eterno; indivisível e incapaz de separação. Brahman, a única substância absoluta, está alem de todas as qualidades; é a fonte do ser, a inteligência e a perfeita felicidade. Sendo BRAHAMAN a única realidade, indivisível, imutável e uma, segue-se que a manifestação fenomenal do SAMSARA e o universo material que a acompanha, são apenas ficções ilusórias da imaginação ou sonho de BRAHMAN. É BRAHMAN que se vê a si mesmo refletido nas gotas de chuva ou na água do jarro, da Maya e imagina que ele é muitos em vez de ser um, vendo-se através dos inumeráveis olhos dos reflexos individuais de si mesmo. Só pelo conhecimento pode a alma evadir-se do seu isolamento e voltar à consciência do seu Eu real. Quando BRAHAMAN se desperta, o universo desaparece-as almas sabem que são um.

3-SISTEMA DE IOGA DE PATANJALI
Patanjali, como Kapila,não discute a existência do TAT, o ABSOLUTO ou BRAMAHAN, mas aceita-a como certa, a doutrina Sânquia ou dos princípios de criação, dos princípios básicos do universo fenomenal, isto é, os dois princípios opostos, mutuamente ativos, de PURUSHA e PRAKRITI. Postula a existência de inumeráveis entidades espirituais, as almas ou Purushas, cuja entrada na Prakriti dá a esta a energia e produz a geração dos mundos e a manifestação das formas e atividades da vida.

Ensina Patanjali, como todas as filosofias e religiões hindus, que os Purushas, enredados em Prakriti e entrando na longa jornada pelo Samsara, passam por muitas e repetidas encarnações sucessivas . A lei do Karma – causa e efeitos espirituais vincula todas as coisas do Samsara, desde o átomo até o homem, que cada ser procede semeando e colhendo, o efeito seguindo a causa. O Iogue aprende que deve pensar pouco sobre as vidas passadas devendo antes esquece-las como tarefas já concluídas, porque a sua reminiscência só lhe serviria para erredá-lo mais na vida material.

O sistema de Patanjali vem a ser um estudo dos princípios de RAJA IOGA de métodos e práticas, por meio dos quais o homem pudesse desenvolver certas forças latentes no seu interior e elevar-se a uma percepção superior das leis e dos princípios universais e subir finalmente até a realização da ¨união com Deus¨.

Patanjali, em sua Raja Ioga ensina que há oito graus de aproximação –oito passos –que levam à realização da união:
1-Yama –domínio de si mesmo; consiste em relações de retidão e justiça para com todos os seres vivos, clemência, amor abstenção de toda injuria, roubo, etc;
2-Niyama-o dever religioso; consiste em pureza interna e externa, pureza de pensamento e de ação e sério e constante amor ao Senhor;
3-Asana-as posturas; consiste no domínio do corpo;
4-Pranayama-o poder de dirigir o Prana ou a força vital; consiste principalmente em certos métodos de respiração física, como a ritmica que tem três formas: inalação, a exalação e a retenção do ar ;
5-Pratyahara-o poder de governar os sentidos com a determinação da vontade, de modo que possam ser retirados os objetos com que costumam ocupar-se.
6-Dharana-o domínio da mente, consiste em despi-la da influencia dos sentidos, desejos, emoções etc
7-Dhyana-meditação -consiste no fixar e concentrar a mente num objeto de tal maneira
que exclua toda e qualquer consideração, objeto ou pensamento.
8-Samadhi-a contemplação transcedental ou êxtase.


4-BUDISMO
Aplica-se não só à filosofia de Gautama Buda como ao vasto sistema de religião que evoluiu dos seus ensinos. A filosofia original de Gautama exerceu uma maravilhosa influencia sobre o pensamento filosófico da Índia. O Budismo data de cerca de 600 A.C.

Hoje, a maior influencia do Budismo se encontra na China, Japão, Tibete, norte da Índia, Birmânia, Nepal, etc.

5-SUFISMO
É sistema filosófico e religioso que professa uma numerosa corporação de místicos que se abrigam sob a religião maometana. É um ramo direto da filosofia hindu, em sua interpretação vedantina e suas manifestações de BHAKTI .

Sem os ensinos hindus, os Sufis não seriam mais que ortodoxos maometanos. Sem dúvida as doutrinas dos Sufis tem sua origem na vedanta e na Bhakti Ioga da Índia.

7 comentários:

  1. Gostei muito da foto, retrata bem o significado da palavra, segundo, uma das definições que encontrei, lila significa passatempos do Senhor e dos Seus devotos puros.
    Namaste!!!!!

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  2. Ivani disse:
    Rosely,
    Nosso blog ficou show!
    A foto ficou linda e representa muito bem o nosso grupo,é só alegria e felicidade!
    Muita gratidão!
    Namastê para todos!

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  3. Fico feliz que gostaram! Penso mesmo que há algo de passatempo do Senhor e pureza em nosso grupo.

    Namastê!

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  4. Olá Rosely,

    O Blog ficou muito bonito!!!

    Parabéns,

    Ainda mais com a imagem do Sr. Krishna dançando com as Gopis!!!

    Namastê!

    Marcos

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  5. Olá pessoal, ficou lindo o blog, mas terei de aprender melhor a lidar com esse instrumento. Roseli, o que faço como login e a senha que você repassou???? ´Parabéns esta 10000....

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  6. Oi Fernanda, fico feliz que gostou. Para você postar, vá ao item Iniciar Sessão na barra acima do blog, clic e em seguida use o login e a senha, e assim você terá acesso as páginas de postagens.

    Beijos,

    Roseli

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  7. Rosimeri Gostei muito. Obrigada por emviar as matérias.
    não sei usa computador estou aprendendo. bjs. Namastê.

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